Crescem os índices do analfabetismo funcional (Lê e escreve seu próprio nome, realiza cálculos básicos, todavia não consegue interpretar as informações).
Alguns dizem que aprendizagem é assunto para pedagogo ou psicopedagogo, mas o psicólogo que é o técnico nas intervenções no âmbito emocional nada pode fazer?
Ivan Lins utilizou na canção “Depende de nós” há esperança:
“Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor”
ALGUNS PROFISSIONAIS ATRIBUEM AS PATOLOGIAS SEM UMA INVESTIGAÇÃO MINUCIOSA E UMA DIFICULDADE SE TRANSFORMA EM DOENÇA, PRECISA DE MEDICAMENTO E TUDO.
Indivíduos com dificuldades de aprendizagem na maioria das vezes estão inseguros, perderam a esperança em si, não acreditam possuir capacidade de pensar. Desta forma o psicólogo pode auxiliar no resgate de sua aprendizagem, no prazer de assumir a posição de “poder aprender”. Descobrindo suas potencialidades, estimulando-as para que seja o início de novas alternativas. Para tal se faz necessário conhecer o processo de aquisição da língua escrita, aquisição do raciocínio lógico matemático, o funcionamento escolar, um olhar diferenciado para os cadernos, etc.
E modificando a posição inicial re-significar as relações no aprender.
CRISTINA SANTANA - PSICÓLOGA